segunda-feira, 15 de agosto de 2011

FUNDAMENTOS DA EAD



Algumas definições de Educação a Distância (EAD):

Dohmem (1967):

Educação a distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de auto­estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível através da aplicação de meios de comunicação capazes de vencer longas distâncias.

Peters (1973):

Educação/ensino a distância (Fernunterricht) é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender.

Moore (1973):

Ensino a distância pode ser definido como a família de métodos instrucionais onde as ações dos professores são executadas a parte das ações dos alunos, incluindo aquelas situações continuadas que podem ser feitas na presença dos estudantes. Porém, a comunicação entre o professor e o aluno deve ser facilitada por meios impressos, eletrônicos, mecânicos ou outros.

Holmberg (1977):

O termo educação a distância esconde­-se sob várias formas de estudo, nos vários níveis que não estão sob a contínua e imediata supervisão de tutores presentes com seus alunos nas salas de leitura ou no mesmo local. A educação a distância se beneficia do planejamento, direção e instrução da organização do ensino.

Keegan (1991):

O autor resume os elementos centrais dos conceitos acima:

  • separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;

  • influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, organização dirigida etc.), que a diferencia da educação individual;

  • utilização de meios técnicos de comunicação para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;

  • previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo e da possibilidade de iniciativas de dupla via;

  • possibilidade de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de socialização.

Chaves (1999):

A EaD, no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje, enfatiza-se mais a distância no espaço e se propõe que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas tecnologias, hoje, convergem para o computador.

Parte deste material refere-se a resenha e adaptação das seguintes fontes de referência:

Noções de Educação a Distância de Ivônio Barros Nunes, 1994.

A Faculty Resource Guide to Distance Learning at the School of Hygiene and Public Health. The Johns Hopkins University School of Hygiene and Public Health, 1997.

Preparada por Viviane Bernardo, MSc - Biomédica do Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP.



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