sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Educação a Distância no Brasil e no Mundo

Estamos concluindo a disciplina cujo nome leva o título desta mensagem. A riqueza que representou para minha formação profissional na área da ead  foi indiscutível.

Discutível mesmo foram as inúmeras oportunidades de debate em torno do assunto que mobiliza os profissionais de educação a distância no Brasil e no mundo.  Quando digo discutível, quero apontar para o campo democrático da troca de idéias e não como questionamento da qualidade do curso.

Neste tempo tive a oportunidade de pesquisar sites e blogs sobre a educação a distância que  abarrotam o ciberespaço. Alguns com alguma qualidade,outros abandonados, mas alguns realmente atualizados constantemente e com discussões relevantes.

Entre estes passei a seguir o http://www.educacaoadistancia.blog.br , o http://internetnaeducacao.blogspot.com e o http://profnataliamaximo.blogspot.com.

O primeiro atualizado diariamente traz reflexões desde a área tecnológica até problemas pedagógicos e políticos relacionados a educação a distância. Realmente imperdível. Neste fiz minha participação em de suas discussões logo quando criei meu blog.

O segundo trás à discussão os pontos de intersecção entre tecnologia e educação, atualizando conhecimentos e estratégias no campo da educação que se utilizam das tecnologias.

O terceiro é um blog criado por uma colega de curso. Gostei da profundidade com que trata os temas , da atualidade e pertinência  de suas reflexões. Também aprendi com este site, pois sei que parte do que expõe é fruto de seu trabalho como tutora a distância.

Acabo por fazer um balanço da contribuição desta tarefa para minha formação. Depois de participar de diversos cursos preparatórios para o trabalho de tutor a distância, função que desempenhei na Universidade Anhanguera-Uniderp entre  2010 e 2011, resta , além de aprofunda-me mais nos conceitos trabalhados nas aulas desta disciplina, contribuir para que a eficácia da educação a distância não se limite à discussão dos preços acessíveis e das vantagens tecnológicas, deixando de lado a necessária articulação dos conteúdos e da pedagogia específica para este tipo de aprendizado.

Professores, tutores, designers  instrucionais, gestores ,pessoal de apoio técnico-pedagógico e demais profissionais envolvidos com a educação a distância têm, ao meu ver,o desafio de tornar o aprendizado a distância pela via tecnológica algo atraente e eficaz.

Ao MEC, cabe regulamentar e fiscalizar melhor a oferta dos cursos à distância no Brasil. Suas leis ainda não contemplam  satisfatoriamente o setor .Este exige muito de seus colaboradores, que não têm claramente regulamentada suas  profissões.


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